Páginas

Resenha: Por isso a gente acabou


Título: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance infanto-juvenil
Páginas: 376

















     Vamos começar com a história. Min Green e Ed Slaterton estudavam no mesmo colégio, mas eram completamente diferentes. Min é uma garota viciada em filmes antigos que sonha em ser diretora de cinema e que não é nada popular. Já Ed é um jogador de basquete muito gato e popular. Na festa de dezesseis anos do melhor amigo da Min, eles se conhecem. Logo começam um namoro intenso e apaixonado, mas depois de um mês e meio de namoro, terminam. Calma, não é tão chato como parece! Para marcar de vez o término, Min resolve mandar para Ed uma caixa cheia de objetos que representaram alguma coisa na história deles, junto com uma carta explicando o que cada objeto marca, e é por essa carta que o livro é narrado.

     Confesso que, de início, não me interessei muito pelo livro. Eu estava em uma fase romântica (e sou romântica por natureza) na época. Mas achei interessante como o desfecho é contado desde o início e como o autor nos convida a saber como isso aconteceu. Eu já tinha vi fanfics assim, mas elas tinham sempre o final feliz (clichê, eu sei. Mas eu gosto). Para mim, este livro é único. Então eu li. Por isso a gente acabou tem um recurso que ajuda muito na contagem da história: desenhos. Cada desenho novo é como um capítulo, que mostra um objeto da caixa e a parte da carta de Min que fala sobre aquele objeto. Isso deu ao livro um tom descontraído e mais agradável.

     A história é inacreditável. Ed e Min parecem um casal tão perfeito que fiquei querendo que eles não terminassem. Mas "o mundo não é uma fábrica de realização de desejos". :p O enredo ficou muito bem escrito, embora eu ache que algumas partes poderiam ser um pouquinho mais trabalhadas para transmitir mais a emoção presente nos momentos. Na minha opinião, o Daniel Handler quis fazer com que o texto parecesse mais uma carta, que foi escrita por uma pessoa triste, angustiada e de coração partido. Ainda assim ele poderia ter ressaltado mais um pouquinho as partes felizes da história. Essa é minha única reclamação.

     Eu recomendo essa história para leitores que já tem certa experiência, naquela fase em que estamos começando a variar nossas preferências literárias. Também recomendo pra quem procura uma história diferente, pra quem já cansou daqueles finais "água com açúcar" que a gente vê em muitos romances. É uma ótima leitura, eu garanto. E se você está com um pé atrás, isso é normal já que a história é diferente de muita coisa que a gente vê por aí. Como eu disse, eu mesma fiquei com um pé atrás. Mas se você já tiver uma certa experiência com livros, vai ser mais fácil encarar o desafio. Boa sorte!

Bye!

~Becky

5 comentários

  1. Nossa amei seu Blog , já estou seguindo!

    Beijos ♥-♥
    chocolateequentelarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nuss parece ser um livro bem legal em !
    seguindo e esperando sua visitinha em
    http://umadolescenteconfusa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mesmo, Ruty. Mas é como eu disse, esse livro já é para leitores mais maduros (pelo menos na minha opinião). Então eu sugiro outros tipos de livro pra quem não é leitor ainda. :3

      ~Becky

      Excluir
  3. Eu não sou muito de ler, mas achei interessante este livro pela resenha que você fez!
    Beijinhos.

    Blog da Mili | blog-da-mili.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger