Páginas

Resenha: Razão e Sensibilidade

Capa da Edições BestBolso
Título: Razão e Sensibilidade
Título Original: Sense and Sensibility
Autor: Jane Austen
Editora: várias
Gênero: Romance clássico
Ano de Publicação: 1811
Páginas: 400 (nesta edição)

















      Pra ser sincera, quando comprei esse livro, não achei que ficaria tão envolvida com ele, já que eu nunca tinha ouvido falar sobre ele até encontrar um exemplar nas Americanas. Sempre ouvi falar muito bem da Jane Austen e estava (ainda estou!) desesperada pra ler Orgulho e Preconceito. Assim que vi o nome dela na capa do livro, comprei num impulso tão grande que quase não pensei, mas não me arrependo.

      Razão e Sensibilidade foi o primeiro livro que Jane Austen publicou e se passa entre o final do século XVIII e o início do século XIX, focando na vida das mulheres daquela época. O livro conta a história de duas irmãs, chamadas Elinor e Marianne Dashwood. Elinor é prática e racional, sempre controlando suas emoções. Marianne, por outro lado, é emotiva e expõe abertamente o que está sentindo. Talvez você não entenda o lado de Elinor, mas você deve saber que, nessa época, era muito importante ser educada e manter a compostura, coisa que, se expressando abertamente como Marianne, é muito difícil conseguir. Mas Elinor acabava sendo considerada um pouco insensível pelo resto da família.

      Falando em família...

      Tudo começa quando o pai delas, Henry Dashwood, morre. Mas ele não tem como deixar uma herança para a esposa e nem para as filhas porque quem herdou o dinheiro foi seu filho do primeiro casamento, John que, mesmo tendo prometido que cuidaria da madrasta e das meias-irmãs,  não dava um centavo pra elas. Por causa dos problemas que estava tendo com a esposa do enteado, a Sra. Dashwood resolve se mudar com Elinor, Marianne e Margaret, sua filha caçula, para o Chalé Barton, que é do seu primo. Logo, as duas irmãs começam a ter problemas em suas vidas amorosas.

    Antes de se mudar, Elinor se apaixonou por um rapaz chamado Edward Ferrars, mas esse relacionamento é impossível porque a mãe dele não aprova ela. Mas mesmo depois de se mudar pra Barton, ela continua alimentando esses sentimentos. E quando elas chegam ao chalé, Marianne chama a atenção do coronel Brandon, um homem mais velho pra quem ela não dá a mínima. Mais tarde, ela conhece um rapaz jovem chamado Sr. Willoughby, por quem ela se apaixona. Ele também parece sentir o mesmo por Marianne. Mas logo as duas irmãs começam a ter problemas em suas vidas amorosas e descobrem que vão ter que encontrar um ponto de equilíbrio entre a razão e a sensibilidade para viverem realmente felizes.

      Jane Austen usa Elinor e Marianne para mostrar o contraste entre ser racional e passional em uma sociedade hipócrita, cruel e preconceituosa, fazendo uma crítica. O livro também ensina que sensibilidade demais pode causar sofrimento desnecessário e muitos arrependimentos, mas muita razão ao ponto de esconder os sentimentos de quem poderia te ajudar a lidar com eles não traz nenhuma felicidade e afasta as pessoas, porque ninguém gosta de gente insensível.

      Me identifiquei bastante com Marianne porque, assim como eu, ela gosta de livros e música. Sério, não tinha como eu NÃO me identificar. E uma coisa que eu gosto na Elinor é a força que ela tem, esse jeito pé no chão dela. Porque voar é bom, mas se for alto demais, pode cair.

      E pra você que está lendo isso, não precisa ter preconceito com esse livro porque é um clássico. A narrativa da Jane Austen é muito surpreendente. Se você achar que não vai entender a linguagem, procure uma versão com uma linguagem mais simples (mas sempre em texto integral, por favor). E se quiser pode assistir ao filme antes. É um pouco antigo, mas pode te ajudar a entender melhor o que vai acontecer. Eu garanto que você não vai se arrepender!

~Becky

"Não é o tempo nem a ocasião que determina a intimidade, mas apenas e simplesmente a disposição. Sete anos podem ser insuficientes para fazer algumas pessoas se entenderem, no entanto, sete dias podem ser o bastante para outras." Marianne Dashwood

2 comentários

  1. Parece ser muito bom, adorei sua resenha!
    Beijinhos.

    Blog da Mili | blog-da-mili.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha. Gosto muito da escrita da autora, mas ainda não li esse.
    Vou colocar na minha lista de futuras leituras.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger